quarta-feira, 30 de maio de 2012

H.I.D.R.A

                                                                          H.I.D.R.A 


H.I.D.R.A é uma organização fictícia subversiva internacional dedicada à conquista do mundo nos quadrinhos da Marvel Comics. O nome deriva do monstro mitológico Hidraque, tendo uma de suas cabeças cortadas, fazia crescer duas no lugar. A H.I.D.R.A se orgulha de que, sempre que vencida, conseguir se reagrupar e retornar ainda mais poderosa e ameaçadora do que antes
                                                               


Dados sobre publicação
Publicado porMarvel Comics
Primeira apariçãoStrange Tales #135 (Agosto de 1965)
Criado porStan Lee
Jack Kirby
Características do grupo
Base de operaçõesVárias
Líder do grupoBarão Strucker

História

O grande responsável pela criação da H.I.D.R.A foi o ex-líder nazista Barão Wolfgang von Strucker. Hitler, furioso pelas seguidas derrotas dos seguidores de Strucker contra o Comando Selvagem do Sargento Nick Fury, ordenou que Strucker fosse executado. Fugindo do Alemanha Nazista com um grupo de seguidores fanáticos, Strucker fundou a organização como meio de dar continuidade aos planos de conquista mundial e ditadura totalitária da Alemanha Nazista. Daí o caráter fanático, místico e nacionalista da H.I.D.R.A, com seus soldados cegamente obedientes, seus uniformes que anulam a individualidade, seus símbolos e gestos que lembra a mítica nazista como a saudação "VIVA A HIDRA" (" HEIL HIDRA!" no original) claramente inspirada na saudação "HEIL HITLER" alemã, e seus juramentos de obediência e segredo.
Inicialmente, Strucker procurou montar sua base no Oriente Médio, mas, ao saber que no Japão membros de uma sociedade secreta que havia apoiado o império japonês procuravam aliados para continuar sua guerra contra as democracias ocidentais, rumou para o arquipélago japonês e fundiu seu grupo a alguns desses fanáticos nipônicos. Strucker deu a sua nova organiação o nome de H.I.D.R.A e estabeleceu seu Quartel General em uma ilha perdida no Pacífico. Contratou brilhantes cientistas renegados daAlemanha, Japão e até mesmo dos Estados Unidos e financiou com ouro desviado da Alemanha Nazista a crição de uma fortaleza quase inexpugnável e um arsenal ultra-tecnológico.
Para combater uma ameaça tão poderosa a ONU, e as potências da OTAN financiaram a criação da S.H.I.E.L.D., uma organização de espionagem internacional. Para seu diretor foi designado o agora coronel Nick Fury, arquiinimigo de Strucker. A H.I.D.R.A e a S.H.I.E.L.D. se enfrentaram durante décadas. A identidade do Supremo Hidra, o líder secreto da organização terrorista, porém, só foi descoberta por Fury muitos anos depois.
Ao mesmo tempo que enfrentava a S.H.I.E.L.D em todo o mundo, Strucker discretamente fundou outros grupos terroristas nos Estados Unidos para ajudarem seus planos de subversão e conquista. Entre eles se destaca o Império Secreto, várias vezes enfrentado peloHomem de Ferro e o Capitão América.
Depois de uma série de confrontos,as tropas da S.H.I.E.L.D finalmente conseguiram invadir a ilha da H.I.D.R.A e impedir que Strucker lançasse uma bomba de esporos radioativos que destruiria toda vida humana no mundo. A bomba explodiu dentro do escudo de energia que deveria proteger a ilha, causando a morte de todos os agentes da organização terrorista e, aparentemente, do proprio Strucker. Parecia ser o fim definitivo da H.I.D.R.A.

Retorno

Mas uma cruel e genial criminosa internacional conhecida como Madame Hidra reorganizou os agentes que estavam secretamente espalhados pelo mundo e recriou a H.I.D.R.A., conforme seus desejos. Essa nova organização enfrentou o Capitão América, osVingadores, a S.H.I.E.L.D e até mesmo outros heróis, como os X-Men, por muito tempo.
Strucker, porém, havia sobrevivido a destruição da ilha e voltou há alguns anos para reclamar o controle da H.I.D.R.A., tomando-a violentamente das mãos da Madame Hidra, e criando uma série de dissidências no grupo por muitos anos. Recentemente, ele parece ter definitivamente reunificado a organização e a H.I.D.R.A. tem estado mais atuante e terrível do que nunca.

Membros atuais

Vibora
Rei do Crime
Cabelo-de-Prata
Caveira Vermelha

Werner von Strucker















Werner von Strucker



                                                                              .

terça-feira, 29 de maio de 2012

Pantera Negra


                              Pantera Negra

Pantera Negra (em inglês: Black Panther) é uma personagem de banda desenhada ou história em quadrinhos da Marvel Comics, cuja identidade secreta é a de T'Challa, príncipe do Wakanda, um reino fictício na África equatorial. Criado porStan Lee e Jack Kirby, sua estréia foi na revista Fantastic Four, Vol. 1, #52 (Julho de 1966).
                                                                             
Dados da publicação
Publicado por:Marvel Comics
Primeira aparição:Fantastic Four #52 (Julho de 1966)
Criado por:Stan Lee
Jack Kirby
Características do personagem
Alter ego:T'Challa
Espécie:Humano
Terra natal:Wakanda, África
Afiliações:Quarteto Fantástico
Vingadores
Defensores
Ocupação:Rei de Wakanda
Base de operações:Wakanda, África
Codinomes conhecidos:Luke Charles
Leopardo Negro
Habilidades:Sentidos aguçados;
Intelecto genial;
Mestre em artes marciais,acrobacia, ginástica e caça;
Uniforme de Vibranuim com garras de anti-metal retráteis.
  Tendo visto o seu pai assassinado e o trono usurpado por Homem macaco e exploradores de Vibranium quando era jovem, T'Challa viajou para os Estados Unidos, onde estudou e se preparou para reaver a sua posição como príncipe na sua terra natal. Felizmente, o Pantera Negra pôde contar com a ajuda do Quarteto Fantástico quando teve de enfrentar Ulysses Klaw, o líder dos exploradores de Vibranium. Após utilizar o metal em sua maquinaria para criar monstros feitos de ondas sonoras sólidas, o próprio Klaw se submeteu ao seu invento e se transformou num ser capaz de manipular ondas sonoras, o Garra Sônica.
O Pantera Negra entraria para os Vingadores logo a seguir, se tornando o primeiro super-herói negro moderno. Nos anos 70 ele convidou Falcão, o parceiro negro do Capitão América, para uma estadia em Wakanda. Nessa ocasião ele reformulou o uniforme de seu convidado, acoplando-lhe asas que poderiam ser acionadas mentalmente. Assim, o Falcão ganhou a capacidade de voar.
O Pantera Negra continua ativo e é uma personagem recorrente, apesar de não ser um dos mais populares. Em 2004 estrelou uma mini-série da linha Marvel Knights e em 2006 apareceu com destaque no desenho Os Supremos 2: Descubra o Poder da Pantera.

Guerra Civil

Durante a super-saga conhecida por Guerra Civil,na qual a comunidade super-heróica se dividiu em duas: Os Pró Regitro que apoiam a lei de registro de super-humanos, liderados pelo Homem de Ferro contra os Anti Registro,liderados pelo Capitão América. T´Challa se casou com Ororo Monroe, a Tempestade.
Durante uma visita aos EUA, o casal é obrigado á se registrar. Após pesar os prós e contras, T´Challa e Ororo se unem ao Capitão América, para combaterem o registro e a força tarefa do Homem de Ferro.

Quarteto Fantástico

Na Guerra Civil, a Mulher Invisível apoiou o Capitão, e o Sr. Fantástico apoiou o Homem de Ferro, causando uma briga entre o casal e causando a primeira cisão no Quarteto Fantástico.
Após o fim da Guerra Civil, o casal tira uma licença, e vão fazer um segunda lua-de-mel. Para substituí-los são convocados T´Challa e Ororo. Atualmente os dois fazem parte da nova formação do Quarteto Fantástico, e permanecerão no posto até o retorno de Reed e Sue.

Videogames

Em Marvel Ultimate Alliance, o Pantera Negra é jogável em todas as plataformas, sendo que seu ataque extremo é o Panther's Might e suas roupas são: Modern, Classic, Ceremonial e Holy Armor.
Em Marvel Super Hero Squad, Pantera Negra está disponível na loja do jogo.

Demolidor



Demolidor
Demolidor (em inglês, Daredevil, que significa "demônio desafiador", ou "ousado") é um personagem de HQ da Marvel Comics, criado por Stan Lee e Bill Everett. Sua primeira aparição se deu já em sua própria revista, em 1964. No Brasil, suas histórias foram publicadas pela primeira vez pela editora Ebal, em 1968. Hoje, o personagem tem revista própria pela editora Panini Comics. Na editora G.E.A., nos anos 70, o personagem recebeu o nome de Defensor Destemido, tradução que, embora extensa, é mais fiel ao original.
Demolidor é o segundo herói cego dos quadrinhos,o primeiro é o Doutor Meia-Noite. Nos Anos 40, Jack Binder e Jack Cole já haviam usado o nome Daredevil em personagem que usava uma vestimenta azul e vermelha e possuía um bumeranguecomo arma.
                                                                                 
Dados da publicação
Publicado porMarvel Comics
Primeira apariçãoDaredevil, Vol.1 #01
(Abril de 1964) -
Estados Unidos
Criado porStan Lee
Bill Everett
Características do personagem
Alter egoMatthew Michael "Matt" Murdock
Terra natalNova Iorque
AfiliaçõesDefensores
S.H.I.E.L.D.
OcupaçãoAdvogado
Base de operaçõesNova Iorque
ParentescoJonathan "Jack" Murdock (pai falecido)
Codinomes conhecidosO Homem sem Medo
Demônio da Guarda
Diabo da Guarda
DD
HabilidadesSentidos super desenvolvidos (com exceção da visão);
ecolocalização artificial;
acrobata e artista marcial.

Origem e Conceito

Matthew "Matt" Michael Murdock era um excelente aluno e atleta, esta segunda condição obrigado a esconder do pai que exigia que o filho se dedicasse o tempo todo aos estudos. Ficou cego ainda na adolescência devido a acidente com um caminhão que carregava lixo tóxico. Em compensação, descobriu que seus outros sentidos haviam sido ampliados. Assumiu o uniforme e o codinome de Demolidor para vingar seu pai, Jonathan "Jack" Murdock, apelidado de "O Batalhador", nessa época um boxeador em decadência e que foi morto ao recusar "entregar" uma luta. Adulto, tem vida dupla: durante o dia, é um simples advogado e à noite, vigia as ruas de Hell's Kitchen, bairro da Cidade de Nova York. É avesso a participar de grupos de heróis, mas presta assessoria jurídica a muitos deles (como o Quarteto Fantástico). Tornou-se amigo do Homem-Aranha e foi um dos poucos a conhecer sua identidade (também acabou por revelar a sua à Peter Parker). Recusou convites para participar dos Vingadores, assim como o Homem-Aranha.

Trajetória

Depois de Lee e dos artistas Bill Everett, Gene Colan e John Romita o Demolidor passou mais de uma década um tanto relegado a papéis de importância secundária nos quadrinhos. Apesar da ousadia de um super-herói ser deficiente visual, suas histórias aos poucos foram prejudicadas pelo fato de Murdock quase não ter uma vida social, resignado com sua situação. Stan Lee chegou a criar uma nova identidade secreta para o herói, a de Mike Murdock ou seu irmão gêmeo. Ao contrário de Matt, Mike era extrovertido e exibido. Mas as histórias ficaram muito complicadas para os leitores e Matt acabou simulando a morte do "irmão" pouco depois.
Finalmente, no início dos anos 80, um jovem desenhista e escritor chamado Frank Miller deu nova vida às histórias do herói. Com histórias de estilo cinematográfico e bem-amarradas, fortemente ambientadas no submundo, na cidade de Nova York, Miller transformou o Demolidor de um personagem prestes a ter sua revista cancelada em uma referência dos quadrinhos. Foi o primeiro personagem dos quadrinhos de grande tiragem a ser transformado em um personagem voltado para um público mais adulto. Nessas estórias, Murdock e seu alter-ego convivem com prostitutas, assassinos de aluguel, mafiosos, psicopatas, mendigos etc. Frank Miller mergulhou o Demolidor num universo realista e assustador. Mais tarde, ele viria a repetir essa formula em Batman - Cavaleiro das Trevas.
Miller criou, matou (pela ação do Mercenário) e ressuscitou Elektra, em histórias que até hoje são lembradas com carinho pelos fãs.

A Queda de Murdock

Dois anos depois de deixar o título, ele voltou para mais uma vez virar de cabeça para baixo o mundo de Murdock, com a saga "A Queda de Murdock". Nessa série, uma ex-namorada viciada em drogas (Karen Page) vende a identidade do Demolidor a um traficante, que a revende ao Rei do Crime. A partir daí, a vida de Murdock é destruída, ele mergulha de cabeça no submundo daCozinha do Inferno e ele precisa reencontrar suas próprias forças para se reerguer. Recebe ajuda de uma freira que o roteiro sugere ser sua mãe. Na parte final, ele acaba enfrentando um psicopata que sugere-se ser um tipo de refugo do projeto do Super-Soldado, que criou o Capitão América. Desta forma, acaba-se por revelar-se que o Capitão talvez não fosse o unico sobrevivente daquele projeto. Magnificamente desenhada por David Mazzuchelli, com traços realistas e roteirizada de forma genial e revolucionária por Miller, esta saga ficou marcada na memória dos admiradores de quadrinhos, tendo seus conceitos copiados por outros personagens conhecidos, como Batman e Justiceiro.

Atualidades

Com a saída de Miller, o Demolidor passou pelas mãos de vários autores, mas nenhum deles foi capaz de realizar um trabalho que chamasse tanta atenção, até que seu título foi cancelado, pouco depois de atingir a marca de 300 edições, e relançado, com um novo número 1, pelo seloMarvel Knights, voltando a obter sucesso.

Marvel Knights

Joe Quesada foi responsável pela criação desse selo da Marvel Comics, aonde os personagens teriam histórias com uma abordagem diferenciada, mais adulta. Ainda que o Motoqueiro Fantasma e o Justiceiro tenham recebido lançamentos sob esse selo na época, nenhum chamou tanta atenção quanto o trabalho de Kevin Smith no título Daredevil.
Num arco de 8 partes chamado "Diabo da Guarda" (Guardian Devil) desenhado por Joe Quesada, Smith abordou a mitologia do Homem Sem Medo, focando especialmente na sua religiosidade. Foi nessa história que Karen Page veio à falecer, novamente pelas mãos doMercenário.
Essa história fez com que a mídia desse atenção ao personagem novamente, e muitas comparações com a obra de Frank Miller foram feitas.
Recentemente Brian Michael Bendis assumiu o título do personagem, numa trama que, logo de cara, fez com que a identidade secreta do herói fosse revelada à todos por um tablóide. Mesmo negando veemente tal fato, a vida de Matt nunca mais voltaria a ser o que era.

Biografia

Passado

A vida do Demolidor é uma mistura de alegria e tragédia. A hitória de Matt Murdock começa com seu pai. Jack Murdock criou seu filho sozinho, querendo que Matt fosse bem mais sucedido profissionalmente. Ele sempre icentivava Matt a estudar ao invés de praticar esportes com outras crianças. As crianças do bairro Cozinha do Inferno apelidaram o "covarde" Matt de Demolidor. Matt foi descarregando suas frustrações secretemnte na academia de seu pai.
Um dia, um idoso cego estava atravessando a rua, e se não fosse por Matt, teria sido atropelado por um caminhão. O caminhão acaba batendo e um tubo radioativo acaba se quebrando e indo no rosto de Matt, cegando-o por toda sua vida. Enquanto se recuperava no hospital, Matt descobriu que seus quatro sentidos foram ampliados a níveis sobre-humanos. Ele também desenvolveu uma espécie de radar sensorial fazia com que ele "enxergasse" mentalmente.
Anos depois, Matt foi treinado por um ninja onde aprendeu a controlar suas habilidades e a aprender artes marciais.
Matt continuou a estudar e entrou na Universidade de Direito de Columbia. Lá ele conheceu seu primeiro amor, Elektra Natchios. Quando o pai dela é assassinado acidentalmente por um policial, Elektra se isola do mundo e de Matt.
Enquanto isso, Jack continuava sua carreira como boxeador. Ele relutantemente aceitou a participar de uma luta feita por conhecido apenas como "O Consertador". Para ganhar uma grande quantia em dinheiro, Jack teria que perder a luta. No entanto ele se recusa a perder e vence a luta. Mais tarde naquela noite, Jack é morto por Consertador e seus homens.
O agora órfão Matt, consegue um diploma e abre uma escritório de advocacia ao lado de seu amigo e colega de faculdade Franklin Foggy Nelson. Karen Page é contratada come secretária e logo de cara se sente atraída por Matt.
Nisso tudo, Matt começa sua busca por vingança. Fazendo para si um uniforme amarelo e preto avermelhado, ele passa a perseguir o Consertador e seus capangas. Ao ficar frente a frente com Matt, assassino de seu pai morre de um ataque cardíaco. Apesar da morte de seu pai ter sido vingada, Matt passa a lutar contra o crime como o Demolidor.

Carreira Heroica

No início de carreira, os inimigos do Demolidor eram risíveis, mas com o tempo foram surgindo inimigos à sua altura, entre eles o Mercenário e o Rei do Crime.
Ele, assim como seu colega Peter Parker, também teve muitas namoradas, entre elas Heather Glenn, Viúva Negra e as já citadas Karen Page e Elektra.
Karen tinha niciado uma carreira como atriz em Los Angeles, mas terminou como estrela de filmes pornô viciada em heroína. Ela acaba vendendo a identidade secreta do Demolidor, que chega aos ouvidos do Rei do Crime. A partir daí, ele começa a arruinar a vida de Matt, financeiramente e psicologicamente. Depois que a situação se resolveu, Matt e Karen passam a viver juntos.
Mas esses acontecimentos não seriam os únicos a assombrar a vida de Matt.
Quentin Beck, mais conhecido como o Mystério, sempre tentou destruir o Homem-Aranha. Ao ser diagnosticado com câncer, volta sua atenção para o Demolidor, tentando destruí-lo como último ato. Quando Matt o vence, Quentin termina sua carreira dando um tiro na cabeça.
Outros momentos difíceis pelos quais Matt passaria seria pela revelção da identidade do Demolidor. Quando a situação se resolveu, foi com o estado mental crítico de Milla Donovan, uma paixão do passado.
Durante os eventos de Reinado Sombrio, Matt entra em confronto com o Mercenário, confronto este que termina com a explosão de um prédio onde moravam várias famílias.
Ao pedir a ajuda do Tentáculo para livrar Nova York do poder de Norman Osborn, Matt tem sua alma corrompida, o que leva a sagaTerra das Sombras.

Terra das Sombras e Renascimento

Ao retornar do Japão, Matt constrói uma fortaleza sob as ruína dos prédio destruído durante a explosão, chamando-a de Terra das Sombras.
O Mercenário desafia o Demolidor para uma luta. Aparecendo em um traje preto, Matt aceita e o enfrenta, brutalmente quebrando seus dois braços e matando-o. Na batalha final, Matt é salvo graças ao Punho de Ferro. Devido a tudo que aconteceu, Matt parte em uma viagem para se reencontrar.
Em uma ciadedezinha do México, Matt acaba enfrentanto policias corruptos e chefão do crime com poderes telepáticos chamado Calavera. Usando seus poderes, ele mostra a Matt todos os erros que ele cometeu. Após o final da batalha, Matt consegue reencontrar o herói que há dentro dele. Ele então volta para Nova York para recomeçar sua carreira jurídica e heróica.

Personagens Importantes

Seus principais inimigos são Wilson Fisk, o Rei do Crime, mafioso milionário, que manda e desmanda nas ruas, e o Mercenário, vilão que tem uma pontaria tão precisa que faz de qualquer objeto pontiagudo uma arma e cujo mote seria "aquele que pode transformar qualquer coisa em uma arma letal". Uma semi-aliada é a ninja Elektra Natchios, namorada de Matt na época da faculdade e que se tornou uma mercenária após o assassinato de seu pai. O Demolidor também tem como aliados o sócio de Murdock, Franklin "Foggy" Nelson (dado como morto enquanto Matt estava preso e que reapareceu vivo após a saga Demônio no Pavilhão), o honesto jornalistaBen Urich (o primeiro "civil" a descobrir a identidade do herói), o vilão Elektro e Namor, o Principe Submarino e também o seu maior aliado o Homem-Aranha sendo que eles revelaram suas identidades um para o outro.

Outras Mídias

O Julgamento do Incrível Hulk

Nos anos 80, o personagem, chamado de "Audacioso" por adaptação da equipe de dublagem, participou como coadjuvante do filme O Julgamento do Incrível Hulk, onde Matt Murdock defendeu bruce Banner no tribunal alem de ter a sua aparição no filme supremos [2].

Desenhos Animados

  • Nos desenhos animados, ele já participou de episódios do Homem-Aranha e Quarteto Fantástico.[3]

Cinema


Ben Affleck interpretou o personagem em 2003.
  • Em 2003, o Demolidor teve suas aventuras adaptadas para o filme Demolidor - O Homem Sem Medo, tendo no papel principal Ben Affleck. Depois desse filme, Elektra ganhou filme próprio. O filme começa com um Demolidor ferido, caindo em igreja e sendo ajudado por um padre. A partir disso o personagem narra sua história começando com como obteu os poderes. Já adulto, Matt é um advogado que se não encontra justiça no tribunal, encontra como o Demolidor. Quando entra a personagem Elektra, o filme se foca no romance entre os dois. Ao final, após derrotar o Mercenário e prender Wilson Fisk, o homem que assassinou seu pai, Matt continua combatendo o crime, mas não só tendo a coragem que o diferencia de vários heróis como também tendo agora esperança.
  • O estúdio 20th Century Fox prepara um reboot do Demolidor para manter os direitos sobre o personagem, a ser dirigido por David Slade. O filme terá como base a história A Queda de Murdock.

Videogames

  • O Demolidor faz pontas em Venom/Spider-Man: Separation AnxietySpider-ManThe Punisher (Matt Murdock é o advogado do O Justiceiro) e Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds (no final de Chris Redfield, Matt é o advogado de acusação contra Albert Wesker)
  • Em Spider-Man: Web of Fire, o Demolidor é um personagem alternativo ao se coletar ícones escritos "DD".
  • O filme de 2003 inspirou um jogo para Game Boy Advance.
  • Em Marvel Ultimate AllianceMarvel: Ultimate Alliance 2 e Marvel Nemesis: Rise of the Imperfects, o Demolidor é personagem jogável.
  • Em Ultimate Spider-Man ele é citado quando o Homem-Aranha vê o Electro lutando com o Venom e acaba achando que ele era um herói, diz: "Ei! o que você está fazendo lutando contra outro herói? É o Demolidor não é?! E eu achando que tínhamos algo especial!"

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Hulk


                                               Hulk

O Incrível Hulk é um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos. Foi o super-herói da segunda série de histórias criada por Jack Kirby e Stan Lee, em 1962, dando continuidade à revolução dos quadrinhos iniciada com o Quarteto Fantástico. Seu nome verdadeiro é Dr. Robert Bruce Banner.
                                                   
                                         




                                      Dados da publicação
Publicação:Marvel comics
Primeira aparição:The Incredible Hulk #1 (Maio de 1962)
Criado por:Stan Lee
Jack Kibry
                                       Características do personagem
Nome:Robert Bruce Banner,
Espécie:Humano com mutação genética
Afiliações:Vingadores
Defensores
Panteão
Pacto de Guerra
Caça-hulks (Bruce Banner)
Mighty Avengers
Os Cavaleiros do Apocalipse
Novo Quarteto Fantástico
Ocupação:Desempregado, formado como físico nuclear.
Base de operações:Móvel
Parentesco:Brian Banner (pai, falecido)
Rebecca Banner (mãe, falecida)
Elizabeth "Betty" Ross Banner(esposa, falecida)
General Thaddeus "Thunderbolt" Ross(sogro, falecido)
Jennifer Walters (prima)
Morris Walters (tio)
Elaine Banner Walters (tia, falecida)
Codinomes conhecidos:Cicatriz Verde
Golias Esmeralda
Guerra
Gigante Verde
Habilidades:Força física potencialmente ilimitada
Resistência física e mental sobrehumanas
Agilidade, mira e velocidade sobrehumanas
Regeneração celular espontânea (considerado o maior e melhor fator de cura da Marvel)
Resistência elevada contra magia
Comunicação com formas astrais

Origens do personagem

Na história original dos quadrinhos, o Hulk é um selvagem e poderoso alter-ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.
Ao invés de perecer pela radiação, o cientista foi condenado a uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o também chamado golias verde. Originalmente, a cor do personagem era cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos (a gráfica não conseguia acertar a tonalidade), ele apareceu num tom esverdeado, fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que conhecemos desde o início.
Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à doslobisomens. Porém, em pouco tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irado e despertava em si seu lado mais selvagem.
Em uma entrevista, Stan Lee disse que ambos criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (em português, O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro), no monstro Golem da mitologiajudaica e no filme de James Whale, Frankenstein.

Biografia

Passado

Robert Bruce Banner era o filho do Dr. Brian Banner, um cientista atômico, e sua esposa Rebecca. Embora Rebecca amasse profundamente Bruce, que retribuiu o carinho, Brian odiava o filho. Alcoólatra, Brian Banner foi levado por um ciúme insano por Bruce, por ele ser objeto do amor de Rebeca. Além disso, Brian acreditava que seu trabalho com radiação tinha alterado o seu DNA e lhe deu um filho mutante. Ele finalmente assassinou Rebecca e foi colocado em um hospital psiquiátrico. Bruce, um grande e jovem intelectual, foi criado por sua tia, a senhora Drake, e internalizou sua grande dor e raiva sobre os sofrimentos de sua infância.
Eventualmente, como um adulto e um gênio em física nuclear, Bruce passou a trabalhar em um departamento de Defesa dos Estados Unidos, em um centro de pesquisa nuclear na Base do Deserto, no Novo México. Lá ele conhece Thunderbolt Ross, o oficial da Força Aérea no comando da base, e sua filha Betty. Bruce e Betty Ross se apaixonaram um pelo outro. Bruce desenhou e supervisionou a construção da "Bomba Gama" ou "Bomba-G", uma arma nuclear, possuindo alto rendimento de radiação gama.

O Nascimento do Hulk

Bruce estava presente no bunker de instrumentação na unidade de teste para o primeiro teste de detonação subterrânea da Bomba Gama. Observando que um civil violou a segurança e entrou na área de teste limitado, Bruce pede ao colega Igor Starsky para atrasar a contagem regressiva quando ele tentou salvar o civil. Starsky, secretamente um agente soviético, não fez nada, confiante de que Bruce morresse na explosão, e que o projeto seria interrompido. Ao chegar no local de teste, Bruce conhece um adolescente chamado Rick Jones, ele o joga em uma trincheira protetora. Antes de Bruce poder ficar a salvo, a bomba detona e intensas ondas de radiação atingem a superfície. Banner é irradiado com partículas carregadas de alta radioatividade. Devido a um fator genético desconhecido em seu corpo, ele não foi morto pela radiação, que em vez disso fez com que ele frequentemente se transforme no monstro humanóide chamado de Hulk pelos militares.
Após a transformação Bruce passou a fugir dos militares, conseguindo manter sua identidade em segredo com o auxílio de Rick.

Os Vingadores

Hulk se torna um peão de Loki, que o coloca em confronto com Thor. O plano foi frustrado, levando Hulk, Thor, Homem de Ferro, Homem-Formiga e Vespa a se juntarem e formarem os Vingadores. Juntos, eles derrotam Loki.
Mesmo sendo Hulk um dos fundadores do grupo, após um confronto com o Doutor Destino, a desconfiança do grupo começa a se tornar evidente, até que, manipulados pelo Fantasma do Espaço, solicitam que o Hulk deixe o grupo. Os Vingadores começam então a caçar o ex-companheiro para tentar capturá-lo. Nesse momento, Hulk une forças com Namor e entra em confronto com os heróis, com Thor em especial, mas ele é derrotado e desaparece na água voltando a ser Bruce Banner.

De Volta a Base Gama

Banner retorna e prossegue a sua tarefa como um cientista na Base Gama, porém o General Ross suspeita que ele seja um espião e que tenha algum tipo de ligação com o Hulk. A Base logo se torna o alvo do Camaleão, que roubar um novo robô experimental projetado por Bruce. A tentativa de parar o espião se torna complicada para Bruce com a chegada do Tenente Glenn Talbot na Base Gama, que também tem as mesmas suspeitas do General Ross. No final o plano do Camaleão falha e Hulk escapa de uma execução militar.
Quando os militares decidem mudar Bruce e sua mais recente invenção para outra base, o Camaleão informa isso ao seu patrão, o Líder, que implanta um humanóide para roubar o experimento. Embora Bruce estivesse sob o olhar atento dos militares, ele enfrenta o humanóide como o Hulk e o impede de roubar o aparelho. Depois de destruir o humanóide e voltar à sua forma humana, ele é preso pelos militares sob suspeita de ter algo a ver com a tentativa de roubo de sua própria invenção. Bruce permanece preso até que seu amigo Rick Jones - confiando a dupla identidade de Bruce ao Presidente dos Estados Unidos - pode obter-lhe um perdão. Após essa confusão, Bruce vai para Astra Island, com o seu novo dispositivo experimental, o Absorbatron. A ilha é atacada pelos humanóides do Líder, mas o Hulk os derrota. A batalha final termina com Bruce sendo capturado por agentes comunistas, fazendo Talbot acreditar que ele seja um traidor de seu país. Bruce se recusa a trabalhar para os comunistas e, finalmente, transforma-se e liberta os outros cientistas capturados. Graças ao sacrifício de um desses cientistas, o Hulk é capaz de lutar à sua maneira e foge da Rússia, mas acaba indo parar na Mongólia.
Mal volta a sua forma humana e Bruce é apanhado pelo ladrão Kangah Kahn. Glenn Talbot é enviado para resgatar Bruce na Mongólia. Transformando-se em Hulk, Bruce deixa Talbot para trás na Mongólia e retorna aos Estados Unidos, onde ele após voltar à sua forma humana, é preso novamente. Ainda perdoado pelo Presidente, Talbot (que tinha retornado aos Estados Unidos) volta à Astra Island para outro teste. Os humanóides do Líder atacam novamente, levando a mais um confronto com o Hulk, tanto o experimento como o próprio Bruce são capturados. De volta ao normal, Bruce usa um dos dispositivos do Líder para levar o exército ao local. Até o momento que eles chegaram, o Hulk volta, enfrenta o Líder e foge. Os militares enfrentam o Hulk, após a batalha eles encontram um Bruce Banner aparentemente morto.
Rick rouba o corpo de Bruce e tenta reanimá-lo em seu laboratório através de um projetor de raios gama, o que provoca uma transformação no Hulk, mas pela primeira vez, Hulk está com a consciência de Bruce. Mas havia um custo: se ele fosse voltar a sua forma humana, ele morreria devido ao estilhaço alojado em seu cérebro. Enquanto isso, O Líder mostra o poder do Absorbatron para potenciais compradores através do envio de um humanóide gigante para atacar a Base Gama. Uma nova batalha se inicia, no entanto,Líder captura o Hulk.
Após a captura, Líder tenta convencer o Hulk a se unir com ele mas ele se recusa e tenta fugir do complexo, enquanto ao mesmo tempo tenta não reverter a transformação. Percebendo que algo está errado, o Líder captura o Hulk novamente e o bombardeia com mais radiação gama (sustentando a sua forma Hulk) e remove os estilhaços de seu cérebro mais tarde Hulk enfrenta Colossus dos x-men e é derrotado deixando Hulk furioso mas desiste do combate fugindo . Ele então envia o Hulk ao planeta do Observador para roubar a máquina Ultimate. Hulk consegue cumprir a tarefa e Líder tenta usar o dispositivo. Os planos dele vão por água abaixo, pois a máquina aparentemente o mata. Retornando à Base Gama, Hulk descobre que Rick está sendo mantido prisioneiro pelos militares (por não revelar a verdadeira identidade do Hulk), ele tenta buscar um perdão presidencial para o seu amigo em Washington DC. Lá ele ironicamente é aparentemente destruído pela última arma que havia inventado para os militares: O T-Ray.

A Caçada Começa

Hulk consegue se rematerializar em seu laboratório, justo no momento em que Rick (de luto pela suposta morte de seu amigo) acaba de informar o General Ross e Glenn Talbot a verdadeira identidade do Hulk. Após descobrir que o Hulk está bem vivo, Talbot junto com o exército vão atrás dele novamente e substitui Bruce por Konrad Zaxon. Isso leva Rick também informar sobre a identidade do Hulk a Betty. Zaxon não tem motivos nobres para tentar capturar o Hulk, seu plano é usar o Hulk como uma bateria de armas que ele esperava para conquistar o mundo inteiro. Finalmente, o Hulk mata Zaxon, mas os militares perseguem o Hulk sem saber os verdadeiros planos de Zaxon.
Após esse acontecimento entre outros, Bruce passou a viver como um fugitivo. Todas as suas tentativas de controlar o Hulk fracassaram.

A Morte de Betty

Depois de um bom tempo, Bruce e Betty conseguiram finalmente se casar. No entanto mais uma reviravolta na vida de Bruce estava para acontecer.
Quando tudo começou a ir bem, Betty estava morrendo devido a um envenenamento por radiação gama que resultou de seu tempo com o Hulk. Bruce foi capaz de encontrar uma cura usando seu sangue em uma transfusão. Mas o plano de salvar a amada não dá certo pois o Abominável secretamente transfere seu sangue para Betty em busca de vingança. A morte de Betty faz com que Bruce enlouqueça e ele tenta até se matar segundos depois que Betty é declarada morta. Doutor Samson tenta pará-lo, mas ele vira o Hulk e depois foge da Base Gama. Nesse meio tempo, Bruce tenta de alguma forma cometer suicídio, mas em todas as tentativas ele acaba se transformando segundos antes da morte.
O General Ross começou a caçar o Hulk mais uma vez pois acreditava que Bruce era o responsável pela morte de sua filha. Bruce descobre a verdade por trás da morte de Betty e decide se vingar do Abominável, mas não consegue. Ao enfrentar o General Ross de novo ele diz que Bruce e Emil (nome verdadeiro do Abominável) são culpados pela morte de Betty.

Planeta Hulk

Bruce procurou se refugiar em paz no Alasca, onde viveu como eremita na comunidade da cidade. Nick Fury da S.H.I.E.L.D, solicita a sua ajuda para derrotar uma arma da Hydra chamada "Godseye" que poderia detonar todas as bombas nucleares no mundo. Enviando-o como o Hulk, ele descobre que o Godseye era realmente uma arma da S.H.I.E.L.D. que pode coincidir com a força de qualquer inimigo. No confronto, o Godseye constatou que embora pudesse tentar, não poderia coincidir com o crescente poder do Hulk, e explode.
A S.H.I.E.L.D. envia um ônibus espacial encomendado para recuperar o Hulk, ou assim ele acreditava. Aproveitando a oportunidade para se livrar do Hulk, um grupo de super-heróis conhecido como os Illuminati decidiram abandonar a nave no espaço, direcionando-a para um planeta sem formas de vida inteligente. Infelizmente, houve um erro de navegação, e o Hulk aterrou no planeta Sakaar, um mundo cheio de tribos bárbaras, lutas de gladiadores e governado por um corrupto império. O planeta foi localizado perto de um portal, que lhe dava acesso a várias culturas e tecnologias. O Hulk foi capturado para se tornar um gladiador, mas ele conduziu uma revolta e derrubou o regime.
Instalando-se como rei, o Hulk se apaixona por uma rainha chamada Caiera Oldstrong. Juntos, inauguram uma nova era de paz e prosperidade para Sakaar. Caiera engravida do Hulk, mas morre quando o ônibus que trouxe o Hulk a Sakaar repentinamente explode, matando toda a população. Guiado por uma raiva jamais vista somada com a sede de vingança, o Hulk jura vingança contra os Illuminati, a quem ele responsabiliza pela morte de Caiera. Ao voltar à Terra, Hulk começa sua guerra ao mundo.

Hulk Contra o Mundo

Ao chegar em Nova York, Hulk exigiu a presença dos membros do Illuminati e deu um prazo de evacuação para a cidade. Com o prazo acabado, Tony Stark, usando uma armadura gigante enfrenta o Hulk. A batalha termina com Tony sendo brutalmente derrotado.
General Ross enfrenta o Hulk usando balas de adamantium, mas mesmo assim ele é derrotado. Doutor Estranho entra na briga usando seus poderes mágicos para enfrentar o Hulk. Durante a luta Estranho joga Hulk contra um prédio, obviamente o prédio começa a cair e poderia até ter matado alguns civis que estavam perto para assistirem a luta se não fosse pelo Hulk. Estranho desiste de lutar contra o Hulk por se sentir culpado por quase ter matado inocentes. Hulk o fere brutalmente.
Após ter derrotado todos os membros do Illuminati (com exceção de Charles Xavier), Hulk não os mata, declarando que sua intenção era de justiça e não de assassinato e que ele os enfrentou para envergonhá-los perante todos.
O Sentinela aparece para o confronto decisivo, a luta é tão forte que quase destrói Nova York. Os dois não conseguem derrotar um ao outro e acabam revertendo para suas formas humanas, com isso Bruce consegue derrotar Bob (o alter-ego do Sentinela).
Um sobrevivente do planeta aparece e fere Rick Jones, revelando que ele causou a explosão para se vingar do Hulk, Bruce se transforma no Hulk e quase o mata. Tony aproveita a chance para atacar o Hulk deixando-o inconsciente. Bruce é preso em uma instalação subterrânea da S.H.I.E.L.D. e o filho que ele teve com Caiera surge.

O Hulk Vermelho

Enquanto Bruce estava preso na Base Gama, um novo mistério se revelou quando o Abominável foi encontrado morto em sua terra natal na Rússia. Uma equipe composta por Homem de Ferro, General Ross, Samson, Mulher-Hulk e Maria Hill começaram a investigar para saber quem era o suspeito, o suspeito só podia ser aparentemente o Hulk. O indivíduo logo se revelou como uma criatura enorme referindo-se a si mesmo como o Hulk Vermelho. Esse novo Hulk derrotou alguns heróis que se opuseram a ele, incluindo Thor.
Bruce escapa da prisão quando o embate entre o Hulk Vermelho e Bomba-A causa um terremoto que danifica a prisão. Bruce se transforma no Hulk e não perde tempo para enfrentar o seu novo inimigo. O Hulk, pego de surpresa pelo estilo de luta do Hulk Vermelho, é derrotado em seu primeiro embate - que termina com o Hulk tendo um braço quebrado. O Hulk então, estava determinado a ter uma revanche contra o ser rubro e vai ao seu encalço. O Hulk novamente encontra dificuldades em lidar com a ameaça, e no momento derradeiro é salvo por Thor, que retorna determinado a acabar com a ameaça vermelha, espancando-o sem dar tempo do mesmo se recuperar. Nesse intervalo o Hulk percebe uma fraqueza potencial no Hulk Vermelho e explora isso para ganhar vantagem. Então no momento em que Thor iria acabar com o Hulk Vermelho, o Hulk intercede e toma a luta para si, afinal, essa era uma luta do Hulk. Thor concorda, mas se o Hulk demonstrasse fraqueza, ele liquidaria o Hulk Vermelho. Após finalmente derrotar o Hulk Vermelho, o Hulk sai antes que ele pudesse descobrir a verdadeira identidade do Hulk vermelho. No entanto, Bruce passou o seu tempo tentando rastrear o Hulk Vermelho antes que ele pudesse fazer mais danos. Mais tarde, através da Mulher-Hulk Vermelha, é revelado a identidade do Hulk Vermelho. General Ross, com a intenção de combater o Hulk de igual pra igual, se transforma para se vingar de Bruce por ter matado sua filha.

Inimigos

Abominável

Líder 





Tyrannus 


Os Alienígenas




Thunderbolt Ross

Homem-Absorvente

Zzzax